Entre as atribuições dos órgãos ambientais estão as de fiscalizar o cumprimento da legislação e também de licenciar novos empreendimentos. Se tudo estiver dentro da lei, não há por que multar! Muitos poderes ou poderosos (políticos), intencionalmente sucateiam os órgãos ambientais para que eles pareçam ineficientes com o intuito de manipular a opinião pública dando a entender que estes órgãos não funcionam e só servem para multar, dar prejuízo aos cofres públicos e que são responsáveis pelo atraso no desenvolvimento do país. Atras disso tudo escondem-se interesses particulares visando o lucro de um grupo bem celeto que exclui a grande população. Outra questão interessante é que a maioria das grandes multas são dadas para grileiros amigos de deputados e para os próprios deputados que possuem grandes extensões de terras nas quais crimes ambientais são praticados sem dó, amparados por imunidades parlamentares agem de má fé e acabam legislando em causa própria. Pior! Estes políticos usam o pequeno produtor como pretexto quando a real intenção é a de livrar-se das suas merecidas e milionárias multas.
Resumindo. Não é boa ideia fundir os ministérios da agricultura e meio ambiente, não é lucrativo para o país e muito menos para o pequeno produtor, aquele que realmente coloca comida nas nossas mesas.
Seja crítico, informe-se com as pessoas certas e tenha a mente aberta para receber a informação. 4 anos é tempo suficiente para que muitas coisas ruins aconteçam.
https://oglobo.globo.com/sociedade/ibama-tem-deficit-de-2151-servidores-dificuldade-para-cumprir-funcoes-23133084
http://reporterbrasil.org.br/2018/03/deputado-campeao-de-desmatamento-filho-de-katia-abreu-legisla-em-defesa-dos-negocios-da-familia/
http://www.jesocarneiro.com.br/lista/as-7-maiores-multas-por-crimes-ambientais-aplicadas-pelo-ibama-no-para.html
https://oglobo.globo.com/economia/empresas-envolvidas-em-desastres-ambientais-quitaram-so-34-de-785-milhoes-em-multas-22657874
http://portalamazonia.com/noticias/dez-maiores-multas-por-desmatamento-somam-r-260-milhoes-diz-greenpeace
http://pagina22.com.br/2018/05/26/projeto-do-senado-enfraquece-ainda-mais-as-normas-de-licenciamento-ambiental/