
Um vazamento foi constatado em uma monoboia da Transpetro no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, de acordo com técnicos da empresa, o vazamento foi reparado assim que o mesmo foi constatado evitando um derramamento ainda maior de petróleo no mar.
Ainda não se sabe qual o volume de óleo que vazou, mas uma extensa mancha de óleo de aproximadamente 5 km já pode ser vista ao longo da praia que vai da plataforma de pesca de Tramandaí até a Barra no município vizinho de Imbé.
Ainda não se tem registro de animais atingidos pela mancha de óleo mas é certo que o evento terá danos ao maio ambiente, outro problema que causa preocupação segundo o IBAMA é a eminência da mancha entrar no rio Tramandaí, que mesmo estando em sua vazante pode ser afetado pela maré alta. A patrulha ambiental de Tramandaí solicita aos veranistas que se mantenham afastados das praias atingidas pelo óleo, funcionários da Transpetro estão realizando a remoção manual do óleo, aviões também derramaram produtos químicos no mar para ajudar a conter a mancha. Biólogos realizarão um estudo de impacto para avaliar a extensão do dano também como animais contaminados vitimas do vazamento.
Autor: Ricardo Assumpção dos Santos, Acadêmico de Gestão Ambiental
Fotos: André Soares